Close Menu
Miracema 104FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Miracema 104FM quarta-feira, 21 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Acidente envolvendo dois ônibus, carreta e carro deixa quatro feridos na BR-153 

    maio 5, 2025

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição – TO de segunda-feira, 5 de maio de 2025

    maio 5, 2025

    Neto obrigou avó a passar senha de contas bancárias antes de matá-la para roubar carro, diz delegado

    maio 5, 2025

    Acidentes de trânsito mataram mais de 600 pessoas no Tocantins em 2024, aponta levantamento

    maio 5, 2025

    Produtivo, Renato Teixeira chega aos 80 anos como o mais refinado artesão do cancioneiro folk do Brasil rural

    maio 20, 2025

    Vídeo mostra desentendimento de Denzel Washington com fotógrafo em Cannes

    maio 20, 2025

    Ingressos do The Town: começa pré-venda para o festival em SP

    maio 20, 2025

    Show de Caetano Veloso com Maria Bethânia gera álbum ao vivo, antes de documentário sobre a turnê nacional

    maio 20, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Produtivo, Renato Teixeira chega aos 80 anos como o mais refinado artesão do cancioneiro folk do Brasil rural

    maio 20, 2025

    Vídeo mostra desentendimento de Denzel Washington com fotógrafo em Cannes

    maio 20, 2025

    Ingressos do The Town: começa pré-venda para o festival em SP

    maio 20, 2025

    Show de Caetano Veloso com Maria Bethânia gera álbum ao vivo, antes de documentário sobre a turnê nacional

    maio 20, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Miracema 104FM
Home»Tocantins»Tucano silvestre faz visitas em escola para brincar com crianças e vira tema de projetos pedagógicos: ‘Estão encantadas’, diz diretora
Tocantins

Tucano silvestre faz visitas em escola para brincar com crianças e vira tema de projetos pedagógicos: ‘Estão encantadas’, diz diretora

abril 19, 2025Nenhum comentário0 Visitas

Ave silvestre faz aparições desde janeiro deste ano e inspirou várias ações, além do lançamento de um livro ilustrado. Escola fica na zona rural de Araguaína, norte do Tocantins. Vídeo mostra tucano brincando com alunos em escola
Uma escola na zona rural de Araguaína, norte do Tocantins, vem recebendo a visita de um “aluno” exótico: um tucano-toco. A ave silvestre faz visitas com frequência pela manhã e ao fim da tarde. A presença do pássaro mudou a rotina da unidade de ensino que o adotou como tema de projetos pedagógicos.
“Estamos tendo aulas diferentes ao redor da escola, tentando achar o mascotezinho tucano. Quando ele chega na escola é uma alegria sem tamanho. As crianças estão encantadas e escreveram poemas e estão pesquisando sobre o tucano”, contou a diretora Francisca Jorge Coutinho da Silva.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O tucano vive livre e faz visitas na Escola Municipal José Nogueira fica no Assentamento Rio Preto, a 102 km da cidade, que atende alunos do ensino fundamental com idade entre 4 e 16 anos. Segundo a diretora, a ave não é o primeiro animal silvestre a aparecer no local, mas a relação que ele desenvolveu com os alunos é inusitada e surpreendente.
Em vídeos gravados pelos professores, o tucano aparece brincando com bolas e saltitando entre mesas. A ave mantém a calma mesmo estando bem próximo das crianças, que não escondem o entusiamo em estar perto do bicho.
Tucano visita escola na zona rural de Araguaína, no Tocantins
Arquivo Pessoal
De acordo com Francisca, as visitas são frequentes e algumas pessoas passaram a deixar frutas para o animal que sobrevoa o espaço desde janeiro deste ano. Em abril a diretora teve a ideia de começar o projeto “Nosso Amigo Tucano – Um Encontro com a Natureza”, para despertar nas crianças o interesse pela preservação da fauna e valorização do meio ambiente.
“A gente via a alegria, a euforia das crianças quando ele chegava. Aí um dia eu tive aquele estalo ‘por que não fazer um projeto em cima desse tucano?’ É tão lindo, tão maravilhoso, né? Essa obra divina. E assim surgiu agora em abril. A gente iniciou o projeto e tá dando super certo, porque as crianças ficam super felizes”, comentou a diretora.
LEIA TAMBÉM
Filhotes de gato abandonados em lote baldio são resgatados pela Guarda Metropolitana em Palmas
Vídeo flagra onça pintada soltando pum enquanto brinca com cuidador em instituto
Arara-canindé com coloração rara chama atenção em lavoura do Tocantins: ‘Mutações genéticas’
As ações incluem roda de conversa, confecções de máscaras e fantoches de tucano, diário do tucano com data, horário e comportamentos observados e criação de um mural com registros das visitas.
O projeto deve ser finalizado no mês de junho com exposição dos trabalhos dos alunos para a comunidade escolar. As produções incluem desenhos, textos, fotos, pinturas em tela e um livro ilustrado com o título “As Aventuras do Tucano na Escola José Nogueira”.
Aluno faz pintura em tela de tucano
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Acidente envolvendo dois ônibus, carreta e carro deixa quatro feridos na BR-153 

maio 5, 20251 Visitas

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição – TO de segunda-feira, 5 de maio de 2025

maio 5, 20251 Visitas

Neto obrigou avó a passar senha de contas bancárias antes de matá-la para roubar carro, diz delegado

maio 5, 20251 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025195 Visitas

Tratorista morre após trator capotar enquanto removia vegetação em ribanceira de rodovia 

março 12, 2025104 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202443 Visitas

Marina Sena celebra a influência de Gal Costa na arte do álbum ‘Coisas naturais’

março 26, 202540 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.