Close Menu
Miracema 104FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Miracema 104FM segunda-feira, 13 julho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Suspeito armado com facão morre após ser baleado em ação da PM e cair em reservatório de água

    julho 12, 2026

    Homem de 51 anos morre após ser atropelado por ônibus na TO-080, em Luzimangues

    julho 12, 2026

    Homem morre após sofrer choque elétrico com fiação de uma bomba de caixa d’água

    julho 12, 2026

    Mega-Sena: apostas do Tocantins faturam R$ 84 mil ao acertar cinco dezenas

    julho 12, 2026

    Consagração de Liniker na turnê ‘Bye bye Caju’ mostra que é possível ser popstar e seguir a própria cartilha

    julho 13, 2026

    Gustavo Mioto lança balada country em inglês que integra o primeiro álbum internacional do cantor sertanejo

    julho 12, 2026

    Mateus Aleluia canta a nobreza do amor em transcendental show solo no Rio

    julho 12, 2026

    Álbum que pôs o pianista Sergio Mendes no mapa-múndi do pop é reeditado em LP 60 anos após o lançamento em 1966

    julho 11, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Consagração de Liniker na turnê ‘Bye bye Caju’ mostra que é possível ser popstar e seguir a própria cartilha

    julho 13, 2026

    Homem de 28 anos é morto a tiros por dupla em moto em Guaraí; vídeo mostra ataque

    julho 12, 2026

    Suspeito armado com facão morre após ser baleado em ação da PM e cair em reservatório de água

    julho 12, 2026

    Corpos de vítimas de acidente entre carretas na BR-153, em Colinas do Tocantins, passa por exames para identificação

    julho 12, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Miracema 104FM
Home»Entretenimento»Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, morre no Rio aos 78 anos
Entretenimento

Guto Graça Mello, diretor musical e produtor, morre no Rio aos 78 anos

maio 5, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Guto Graça Mello produziu trilhas de novelas e trabalhou na parte de produção musical da Globo de 1972 a 1989
Renato Velasco_Memória Globo
O produtor e diretor musical Augusto César Graça Mello, mais conhecido como Guto Graça Mello, morreu nesta terça-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 78 anos.
O carioca, nascido em 29 de abril de 1948, estava internado no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, há mais de um mês. A causa da morte, segundo familiares, foi uma parada cardiorrespiratória. Ele deixa viúva a atriz Silvia Massari, duas filhas e dois enteados.
Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Graça Mello produziu mais de 500 discos, entre eles muitos sucessos da MPB, como discos de Rita Lee, Roberto Carlos, Maria Bethânia e o primeiro disco da Xuxa.
Também se tornou um dos principais nomes da música na televisão brasileira, responsável por transformar trilhas sonoras de novelas em fenômenos de público e mercado.
Memória Globo: veja entrevista de Guto Graça Mello
Em 2020, Graça Mellor relembrou bastidores das trihas de novelas
Vídeos em alta no g1
Nascido em uma família de artistas — filho dos atores Stella Graça Mello e Octávio Graça Mello —, Guto cresceu em meio ao ambiente cultural.
Chegou a iniciar o curso de arquitetura na UFRJ, mas abandonou a graduação para se dedicar à música. Estudou violão, passou pela escola ProArte e, ainda nos anos 1960, começou a compor.
Em parceria com Mariozinho Rocha, escreveu canções gravadas por nomes como Elis Regina e Nara Leão.
Antes de se firmar na TV, viveu no exterior e integrou o grupo Vox Populi, chegando a se apresentar no México.
De volta ao Brasil, iniciou a trajetória na Globo em 1972, como produtor musical do programa “Viva Marília”, comandado por Marília Pêra.
No ano seguinte, assinou sua primeira trilha de novela, “Cavalo de Aço”, ao lado de Nelson Motta — trabalho que ele próprio classificaria mais tarde como um começo difícil.
Guto Graça Mello e Daniel Filho nos bastidores de ‘Mulher 80’; eles trabalharam juntos em muitas novelas e programas
Acervo Grupo Globo
A partir daí, construiu uma carreira decisiva para a identidade sonora das novelas. Foi responsável por trilhas de sucessos como “Gabriela”, “Pecado Capital”, “Saramandaia” e “Estúpido Cupido”, sempre buscando alinhar a música ao universo dramático das histórias.
Para “Gabriela”, encomendou a abertura a Dorival Caymmi e apostou em “Alegre Menina”, musicada por Djavan a partir de um poema de Jorge Amado.
Gabriela – 1ª versão (1975): Abertura
Trilha de última hora em ‘Pecado Capital’
Um dos episódios mais marcantes da carreira foi a produção da trilha de “Pecado Capital”, em 1975.
Chamado às pressas dias antes da estreia, Guto montou praticamente todo o repertório em três dias e encomendou a música de abertura a Paulinho da Viola, que compôs “Dinheiro na mão é vendaval” em poucas horas.
Pecado Capital – 1ª versão (1975): Abertura
Paralelamente ao trabalho na TV, teve papel central na Som Livre, onde chegou a gerente geral. Ali, ajudou a estruturar o mercado de trilhas sonoras e a lançar artistas, usando a força das novelas para impulsionar carreiras. Entre os nomes que passaram pela gravadora estão Cazuza e Lulu Santos, então no início da trajetória.
Ao longo da carreira, produziu mais de 500 discos — incluindo trabalhos de Rita Lee, Roberto Carlos e Maria Bethânia — e esteve à frente do primeiro álbum de Xuxa Meneghel, que vendeu milhões de cópias. Também assinou trilhas de mais de 30 filmes e compôs o tema de abertura do “Fantástico”.
Perfeccionista, ele costumava dizer que seu maior desafio era manter a qualidade artística mesmo diante das demandas comerciais. Ao mesmo tempo, reconhecia o papel estratégico das novelas na difusão da música brasileira. “O meu barato era fazer o casting e usar a estrutura da Globo para explodir artistas”, afirmou em entrevista.
Guto Graça Mello deixou a Globo e a Som Livre em 1989, mas seguiu atuando na música, produzindo discos, trilhas e jingles. Nos últimos anos, dizia acompanhar novelas como espectador atento — especialmente às trilhas, área que ajudou a revolucionar.
“Eu tenho dado muita sorte na vida”, resumiu certa vez. A trajetória mostra que, além de sorte, ele teve papel fundamental na construção da relação entre dramaturgia e música no Brasil.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Consagração de Liniker na turnê ‘Bye bye Caju’ mostra que é possível ser popstar e seguir a própria cartilha

julho 13, 20260 Visitas

Gustavo Mioto lança balada country em inglês que integra o primeiro álbum internacional do cantor sertanejo

julho 12, 20260 Visitas

Mateus Aleluia canta a nobreza do amor em transcendental show solo no Rio

julho 12, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Veja outros looks polêmicos de Bianca Censori, esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy 2025

fevereiro 4, 2025255 Visitas

Tratorista morre após trator capotar enquanto removia vegetação em ribanceira de rodovia 

março 12, 2025111 Visitas

Estupro em ponto turístico de Palmas ocorreu em frente à viatura e base de segurança; polícia investiga

fevereiro 18, 202697 Visitas

Marina Sena celebra a influência de Gal Costa na arte do álbum ‘Coisas naturais’

março 26, 202552 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check