Viatura da Polícia Civil do Tocantins
Divulgação/PCTO
Cinco filhos foram indiciados pelo crime de abandono material contra a própria mãe de 65 anos, em Palmas. Segundo a Polícia Civil, a filha mais nova, de 38 anos, teria feito um empréstimo de R$ 17 mil no nome da idosa e, por isso, os irmãos a fizeram cuidar da mãe até que as parcelas fossem quitadas.
Investigações apontaram que a filha de 38 anos usou o dinheiro do empréstimo para comprar um veículo e pagar despesas com a própria festa de casamento. Conforme a polícia, ela foi indiciada pelo crime de apropriação de valores.
Os nomes dos filhos não foram divulgados, por isso, o g1 não conseguiu contato com a defesa deles.

Ainda segundo a polícia, após descobrirem sobre o contrato do empréstimo, os cinco filhos, que têm idades entre 40 e 48 anos, decidiram que não iriam oferecer qualquer tipo de apoio à mãe até o término do pagamento das parcelas do empréstimo pela irmã mais nova.
A polícia identificou que a mãe estava em situação de vulnerabilidade social em razão da escassez de recursos financeiros.
O delegado José Lucas Melo informou que os filhos admitiram acreditar que a mãe poderia estar em situação de maus-tratos, mas decidiram deixá-la sem qualquer apoio, com a intenção de punir a irmã.
Segundo a polícia, não foram constatados sinais de maus-tratos contra a idosa. “A decisão de abandonar a mãe, mesmo diante de sua vulnerabilidade, demonstra a gravidade da conduta praticada”, disse o delegado.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.
Conforme a delegado, a filha que fez o empréstimo pode cumprir pena de até quatro anos de prisão pelo crime de apropriação previsto no Estatuto do Idoso. Os outros cinco filhos foram indiciados pelo crime de abandono material, que também prevê pena de um a quatro anos de prisão, conforme o Código Penal.
VEJA TAMBÉM: Mulher é investigada suspeita de fazer empréstimo em nome da mãe sem autorização
Mulher é investigada suspeita de fazer empréstimo em nome da mãe sem autorização
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins